BandNews FM BH
Nativa FM 103,9
Tamanho de fonte
Atualizado em segunda-feira, 27 de novembro de 2017 - 10h24

CSN faz simulação em área de risco

A mineradora CSN e a Defesa Civil de Congonhas, na região Central de Minas Gerais, realizaram ontem um simulado de situação de emergência na área da Barragem Casa de Pedra, que chegou a ser autuada pelo Ministério Público Estadual por conta do risco de rompimento.

 

A medida faz parte de um plano de segurança que a empresa tem que colocar em prática, de acordo com determinação do Ministério Público. O órgão também exigiu que a CSN apresente um novo estudo de estabilidade da barragem.

 

O teste foi realizado nos bairros Cristo Rei e Residencial e teve como objetivo avaliar os aparelhos e verificar o tempo de resposta da população, utilizando as sinalizações de rotas de fuga. Além da sirene, cerca de 400 placas foram instaladas.

 

Após o simulado, a empresa se reuniu com a Defesa Civil e demais órgãos envolvidos para verificar eventuais ajustes nas ações executadas.

 

Risco

A barragem Casa de Pedra fica a cerca de 300 metros de bairros residenciais de Congonhas. Em outubro, o Ministério do Trabalho determinou a paralisação das operações na barragem após constatar grave e iminente risco de rompimento.