Site divulga informações pessoais de brasileiros

Basta digitar o nome na página da internet para que apareçam o endereço, telefone e até o CPF da pessoa pesquisada

Informações pessoais de milhões de brasileiros foram disponibilizadas em uma página da internet. Estão no site, por exemplo, os dados de candidatos à Presidência Dilma Rousseff, Aécio Neves e Marina Silva.

Basta digitar o nome de uma pessoa no site para que apareça o endereço, o telefone e até o CPF dela. Em alguns casos, as informações estão defasadas, mas a maioria permanece atualizada.

Na página também estão os dados do ministro da Justiça, do presidente do Congresso, do procurador geral da República e do presidente do Supremo Tribunal Federal.  A existência do site provocou inquietação nas autoridades que conduzem a Segurança Pública de São Paulo e uma investigação sigilosa foi aberta.

A polícia acredita que as informações são obtidas através da compra ilegal de banco de dados de operadoras de telefonia, bancos e do cadastro de pessoas físicas.

Nesta semana, um hacker publicou cinco milhões de senhas de e-mails de usuários do Gmail e de uma empresa russa, chamada Yandex para provar que as contas não são seguras. O conteúdo já foi retirado do ar, mas é mais uma prova de que as informações pessoais circulam pela internet sem a menor segurança. Por isso, especialistas recomendam que as senhas sejam trocadas regularmente. 

Compartilhar