
Distrito de Bento Rodrigues foi tomado pela lama (Foto: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais)
O rompimento de uma barragem devastou o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, centro de Minas Gerais, nesta quinta-feira (5). Oficialmente, uma morte foi confirmada pela assessoria do Hospital Monsenhor Horta - cinco pessoas deram entrada na unidade desde a hora do acidente, sendo que uma não resistiu aos ferimentos.
Logo após a tragédia, surgiu a informação de que 17 pessoas haviam morrido. O número, porém, não foi confirmado pelas autoridades.

Prefeito de Mariana está preocupado com alunos de escola
Por conta da tragédia, dezenas de pessoas ficaram desaparecidas, estando ilhados ou soterradas pela lama que invadiu o distrito de Bento Rodrigues.
A Barragem de Fundão, que pertence a mineradora Samarco, rompeu por volta das 16h20. Em nota, a mineradora disse que "está mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente".
A empresa pediu que os moradores do distrito de Bento Rodrigues, distante 23 quilômetros de Mariana, esvaziassem o local com urgência. Equipes dos Bombeiros, do SAMU, da Defesa Civil e da Guarda Municipal estão no local.
Em conversa com o Brasil Urgente, o prefeito da cidade de Mariana, Duarte Júnior, relatou sua preocupação com o ocorrido. “A lama que desceu [com o rompimento da barragem] tomou conta do entorno. Estamos preocupados porque a escola do distrito fica na parte de baixo e estava tendo aula. Estamos angustiados porque não temos informações de como estão as pessoas que estavam lá”. Duarte afirmou que helicópteros do estado foram enviados para o local para tentar entender o que houve.
Veja reportagem no Brasil Urgente:
Há menos de um ano, o rompimento de uma barragem de restos de minerais da Mineradora Herculano, em Itabirito, na região central de Minas, deixou três operários mortos.
Íntegra da nota da mineradora Samarco:
A Samarco informa que houve um rompimento de sua barragem de rejeitos, denominada Fundão, localizada na unidade de Germano, nos municípios de Ouro Preto e Mariana (MG).
A organização está mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente. As autoridades foram devidamente informadas e as equipes responsáveis já estão no local prestando assistência.
Não é possível, neste momento, confirmar as causas e extensão do ocorrido, bem como a existência de vítimas. Por questão de segurança, a Samarco reitera a importância de que não haja deslocamentos de pessoas para o local do ocorrido, exceto as equipes envolvidas no atendimento de emergência.
Local do acidente

Você viu essas notícias?
Justiça pede prisão de namorado de jovem morta; rapaz teria um caso com suspeito
Mãe denuncia pai por obrigar filhos a comerem verduras
Fazendeiro cria porco de 600 quilos como pet
Assista
Namorado de bailarina morta chora e diz que crime foi motivado por ciúme e raiva
Veja imagens