Prefeito de Mariana é diagnosticado com estafa

O problema foi causado pelo fato de o prefeito ter passado várias noites acordado desde o rompimento das barragens

Após passar por uma bateria de exames na manhã deste domingo, dia 8, a assessoria de imprensa do Hospital Monsenhor Horta, em Mariana (MG), informou que o prefeito da cidade, Duarte Junior, de 35 anos, foi diagnosticado com "quadro de tensionamento e estafa".

O hospital descartou que o prefeito tenha sofrido um princípio de infarto como chegou a ser cogitado. Neste momento, ele está em observação em um apartamento do hospital, ainda sem previsão de alta. O problema foi causado pelo fato de o prefeito ter passado várias noites acordado desde o rompimento das barragens (que concentra resíduos do processo de mineração) de rejeito da mineradora Samarco, destruindo o distrito de Bento Rodrigues, na zona rural da cidade, e provocando uma morte.


Sobe para 28 o número de desaparecidos:

Nesse sábado, dia 7, ao conceder entrevista à imprensa, o prefeito disse que a mineradora errou na maneira como informou os moradores sobre o rompimento das duas barragens de rejeito no distrito e cobrou que os responsáveis sejam identificados. "A verdade precisa ser dita e as responsabilidades apuradas", destacou.

Duarte avaliou que a decisão da mineradora de telefonar para a Defesa Civil, para a prefeitura e para líderes comunitários não foi adequada, porque a lama chegou ao povoado em cerca de 10 minutos. "Foi muito falha essa forma de comunicação. O ideal era que houvesse uma sirene, um botão de pânico".

Lama avança para outras cidades:

Sinalização sonora

A Samarco, mineradora responsável pelas duas barragens que se romperam na última quinta-feira, dia 5, instalou no sábado um sistema de sinalização sonora para o caso de novo rompimento de barragem. O engenheiro e gerente de Projetos da empresa, Germano Silva Lopes, explicou que a instalação do sistema foi um pedido da própria equipe de busca e resgate que trabalha no local atingido pela lama. A sinalização sonora não é obrigatória conforme a legislação vigente.

Veja as fotos após a tragédia:


Você viu essas notícias?

Tragédia em Mariana deixa dois mortos e mais de 20 desaparecidos

Testemunha de chacinas é assassinada na Grande São Paulo

Manifestação contra refugiados reúne cinco mil pessoas em Berlim

Assista 

Mãe dá chineladas em filho que assaltou ônibus

Chinelada

Reprodução/Brasil Urgente

Veja imagens 

Exposição fotográfica é feita dentro de piscina em Pequim

Exposição piscina
REUTERS/Kim Kyung-Hoon

Compartilhar