Duas barragens cederam em Mariana (MG)

Em coletiva, prefeito da cidade diz que decretará situação de emergência; coronel da Defesa Civil afirma que buscas por vítimas continua

Em coletiva de imprensa realizada na madrugada desta sexta-feira (6), o prefeito de Mariana (MG), Duarte Júnior, disse que decretará situação de emergência na cidade depois que duas barragens romperam e destruíram distritos, principalmente Bento Rodrigues. 

O coronel da Defesa Civil de Belo Horizonte, Alexandre Lucas, declarou que a barragem de Fundão cedeu e também danificou a barragem de Santarém, potencializando a tragédia. “Ainda há duas barragens mais para cima na região. Hoje faremos uma vistoria para averiguar a situação delas.” 

Uma grande logística, com mais de 300 pessoas envolvidas, está sendo organizada para resgatar vítimas e ilhados, além de acolher os desabrigados que, aos poucos, vão chegando ao Ginásio de Mariana.

Um centro de apoio foi montado em Mariana para receber, a princípio, um total de 500 pessoas afetadas pela tragédia causada com o rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco.

O prefeito afirmou que o município não recebeu notificação oficial sobre o risco de um acidente com a barragem e que não houve alerta para a população. 

Ainda não há um número oficial de mortos e desaparecidos, que podem chegar a dezenas. As estradas de acesso ao distrito de Bento Rodrigues, invadido pela lama, estão todas bloqueadas.

Questionado sobre as causas do acidente, o coronel da Defesa Civil disse que isso será apurado mais para frente junto com a Polícia Civil. “O objetivo agora é socorrer, acolher e proteger as pessoas.” 

Cerca de 200 pessoas estão ilhadas. A Guarda Municipal de Mariana está adentrando na mata para tentar realizar o resgate. “Várias empresas já se mobilizaram para enviar equipamentos que serão necessários na operação para retirar a lama e chegar até os ilhados. Caso isso não funcione, continuaremos a operação pela mata e, se for necessário, com auxílio de helicópteros”, acrescentou o coronel.


Veja fotos da tragédia:
Mapa mostra local do acidente
Mapa mostra localização da barragem que cendeu e do distrito atingidoGoogle Earth

Você viu essas notícias?

Justiça pede prisão de namorado de jovem morta; rapaz teria um caso com suspeito

Mãe denuncia pai por obrigar filhos a comerem verduras

Fazendeiro cria porco de 600 quilos como pet

Assista 

Namorado de bailarina morta chora e diz que crime foi motivado por ciúme e raiva


Assassino de bailarina é preso em São Paulo
Reprodução

Veja imagens 

Designers recriam imagens de políticos com coque


esigners do site DesignCrowd recriaram imagens de políticos com coque
DesignCrowd

Compartilhar