Rádio Bandeirantes
Rádio BandNews FM 99.3
Band TV
Terraviva
Tamanho de fonte
Atualizado em sexta-feira, 30 de janeiro de 2015 - 14h50

Methodus divulga pesquisa sobre Governo do RS

Quase 70% dos gaúchos acreditam que Sartori tem capacidade para resolver os problemas do Estado. Destes, a maioria pensa que as mudanças ocorrerão a longo prazo
Methodus / Divulgação Methodus Divulgação

Passado um mês do mandato de José Ivo Sartori, do PMDB, os gaúchos parecem estar aprovando o novo Governo. Isto é o que mostra a pesquisa do Instituto Methodus realizada em janeiro, divulgada com exclusividade e em primeira mão pelo Grupo Bandeirantes.

 

Durante uma semana, foram ouvidas 1.500 pessoas de ambos os sexos, com mais de 18 anos, que residem em 25 cidades do Estado. Um dos maiores números da pesquisa foi a credibilidade do Governador.

 

Cerca de 68,3% dos entrevistados têm a expectativa deque Sartori irá solucionar os problemas do Rio Grande do Sul. Destes, 35% pensam que será preciso de 2 a 4 anos de mandato para melhorar as deficiências. De acordo com a cientista política, Fernanda Barth, o dado mostra que mesmo os eleitores de Tarso Genro, do PT, estão confiando em Sartori.

Todos os dados positivos para o governador ultrapassam os 50%. Segundo a pesquisa, 54% dos gaúchos estão satisfeitos com a eleição de Sartori e 51,7% confiam no novo Governador, contra 33,5% que não confiam e 14,8% que não sabem.

 

Conforme Fenanda Barth, os números mostram um alto grau de apoio e confiança em um contexto sócio-políticoonde a maioria dos gaúchos afirma não confiar nos políticos em geral. Já em relação à expectativa sobre a administração do Pmdbista, 57,7% dos entrevistados acreditam que a gestão será boa ou ótima.

 

Segundo a cientista politica, nas pesquisas feitas no ano passado pela Methodus, um dos motivos que levou à eleição de José Ivo Sartori foi a campanha sem promessas e a sua atuação como Prefeito de Caxias do Sul.

Questionados sobre o Banrisul, 68,8% dos entrevistados acredita que o Governo não deve privatizar o banco. O Instituto Methodus avaliou que os dados mostram que Sartori começa a gestão com apoio da população, principalmente do interior do Estado, onde os números favoráveis ao governador sobem ainda mais em relação à Região Metropolitana.

 

Ao Jornal Metro, Sartori disse que fica feliz com a confiança dos gaúchos, mas que confia mesmo é no apoio e solidariedade da própria população. "Ninguém resolve os problemas sozinho.”, afirmou o Governador.