Rádio Bandeirantes
Rádio BandNews FM 99.3
Band TV
Terraviva
Tamanho de fonte
Atualizado em terça-feira, 13 de março de 2018 - 13h54

Ala da maternidade do hospital Casa de Saúde foi reaberta

Os atendimentos estavam suspensos desde novembro do ano passado
Casa de Saúde de Santa Maria / Reprodução Casa de Saúde de Santa Maria Reprodução

Depois de quatro meses sem funcionamento, a maternidade da Casa de Saúde de Santa Maria voltou a atender as gestantes de 33 regiões do interior do Estado. A maternidade é regional e atende os casos de baixo risco, em que não são detectados perigos para a mãe ou o bebê. 100% dos atendimentos são feitos pelo SUS.

 

A Obstetra Maria Aparecida Brizola fala como está sendo a retomada do atendimento:“A gente pode reabrir e oferecer à essa região um serviço adequado, organizado e de certa forma, reformado para esse novo momento que vem acontecendo até no Estado que é a realização dos partos”, afirma.

 

A ala foi fechada por falta de pagamento aos obstetras que atendiam no local. Segundo a médica, foi feito um acordo entre os funcionários e a instituição, para que uma decisão definitiva fosse tomada para a reabertura da maternidade.

 

“Nós médicos fizemos um acerto que o mês de setembro a gente vai receber parcelado, a partir de 20 de março a primeira parcela em 4 vezes, por conta que tem que estruturar todos os serviços do hospital. Então o ajuste financeiro foi praticamente todo acertado”, conta a obstetra.

 

A superlotação do Hospital Universitário de Santa Maria foi fator de maior expectativa para a reabertura da maternidade da Casa de Saúde. Desde a retomada das atividades, a média de partos fica em torno de 4 por dia.