Rádio Bandeirantes
Rádio BandNews FM 99.3
Band TV
Terraviva
Tamanho de fonte
Atualizado em quarta-feira, 1 de agosto de 2018 - 18h04

Setor de construção civil aposta na tecnologia para crescer

Vigésima primeira edição da Construsul deve receber cerca de 40 mil visitantes até o final do evento
Construsul / Divulgação / Construsul Construsul Divulgação / Construsul

Cerca de 300 expositores já se encontram nos pavilhões da FIERGS, em Porto Alegre, para a vigésima primeira edição da Feira Internacional da Construção, a Construsul. A dimensão do evento sinaliza a retomada do desenvolvimento do setor de construção civil no Brasil - um dos mais impactados pela crise enfrentada pelo país nos últimos anos.

 

Por isso, a Construsul busca, em 2018, aproximar o mundo dos negócios e a tecnologia aplicada às construções. O Diretor de Relações Institucionais da Sul Eventos Feiras Profissionais - que organiza o evento - Paulo Richter destaca que a automação dos processos já está presente no dia-a-dia das pessoas.

 

“Notadamente a gente vê nos equipamentos que são todos de alta tecnologia, posicionamento por GPS, trenas eletrônicas com raio lazer. Então, a tecnologia, essa indústria 4.0 desembarcou na indústria da construção civil, nesse setor ferramental de máquinas e equipamentos e também, esse setor 4.0 entrou dentro dos prédios através da automação predial que agora cada vez está sendo facilitada e os prédios estão usando mais isso", explica Paulo Richter.

 

A expectativa é de que 40 mil profissionais de construção civil e arquitetura passem pela FIERGS até o final do evento. A Secretária Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Susana Kakuta, ressalta que a vitalidade do setor é essencial para o funcionamento da economia local.

 

“Quando a gente fala em retomada de crescimento, sempre a questão da construção civil é uma pauta importante. De um lado pela capacidade de absorção de mão de obra e o quanto isso movimenta a nível local as cidades, portanto gera economia e renda local. Obviamente você falar em inovação tecnológica traz outras oportunidades, como por exemplo, aqui no Rio Grande do Sul você ter cada vez mais empresas de pequeno, médio e grande porte preparadas para esse crescimento econômico”.

 

A Feira Internacional da Construção acontece no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre, até a próxima sexta-feira. Mais informações sobre o evento podem ser conferidas no site www.feiraconstrusul.com.br.