Rádio Bandeirantes
Rádio BandNews FM 99.3
Band TV
Terraviva
Tamanho de fonte
Atualizado em quarta-feira, 5 de dezembro de 2018 - 09h54

Celulares irregulares serão bloqueados no RS a partir de sábado

Anatel já trabalhava na notificação dos usuários desde o mês de setembro
 / Pixabay Pixabay

A Agência Nacional de Telecomunicações bloqueará os celulares classificados como "irregulares" em dez estados brasileiros no próximo sábado (08). Serão alvos da medida os usuários do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins e Acre.

 

O projeto Celular Legal, desenvolvido pela Anatel, tem como objetivo a restrição de uso de celulares não certificados, além do fortalecimento do combate a roubos e furtos dos equipamentos.

 

O Gerente Regional da Anatel no Rio Grande do Sul, Rafael André Baldo de Lima, afirma que os aparelhos piratas podem, até mesmo, prejudicar a saúde das pessoas:“Esses celulares, além de trazerem riscos para a saúde dos usuários, já que não são certificados pela Anatel e podem não respeitar os limites de radiação. Também tem a questão da bateria e carregadores que podem incendiar, colocando em risco a família. Temos que conscientizar que esse trabalho é para proteger”.

 

Os usuários dos equipamentos piratas já estavam sendo notificados a respeito da situação desde o mês de setembro.

 

“Estão sendo desligados aparelhos que foram detectados como irregulares a partir do dia 23 de setembro, que foi quando iniciou o projeto. Os celulares irregulares que foram habilitados antes dessa data não vão ser desligados”, explica.

 

Os usuários que desejam confirmar a procedência de seus aparelhos podem comparar os números impressos no selo da Anatel presente no equipamento com o encontrado por meio do código *#06, que deve ser discado no celular.