Rádio Bandeirantes
Rádio BandNews FM 99.3
Band TV
Terraviva
Tamanho de fonte
Atualizado em sexta-feira, 11 de janeiro de 2019 - 10h50

São Gabriel: falta de água potável por causa de enchentes preocupa

Municípios gaúchos enfrentam dificuldades após temporais da última semana
O município de Alegrete também está em estado de calamidade / Divulgação Portal Alegrete Tudo O município de Alegrete também está em estado de calamidade Divulgação Portal Alegrete Tudo

O município de São Gabriel, que fica a 320km de Porto Alegre, também sofre as consequências do volume acentuado de chuva que caiu no estado ao longo da última semana. As enchentes já atingiram 140 casas desalojando mais de 600 pessoas que foram resgatadas através de uma força-tarefa feita pelo município.

 

 O chefe do executivo, prefeito Rossano Gonçalves, alerta entretanto para o principal transtorno que isto está causando. A falta de água. “O maior problema que estamos enfrentando nesse momento para toda a coletividade, 65 mil habitantes, é a falta d’água. Parece paradoxal, uma enchente e nos falta água. Por que isso? A estação de bombeamento e tratamento do município foi atingido pela enchente”, explica.  

 

O processo de retirada das famílias dos locais de risco, foi o mais trabalhoso. O rio Vacacaí vem subindo o seu nível, alertando ainda as autoridades sobre a possibilidade das enchentes piorarem. O trabalho agora é, de, também prestar auxílio social para estas famílias. “A urgência já foi atendida, que era retirar as pessoas e fazer com quem ninguém corresse risco algum. Já houve desligamento na região alagada e socorridos os que estavam no local. Agora é organizar principalmente cestas básicas e colchões que muito perderam”, afirma.

 

A cidade está colhendo junto à União e Estado, as possibilidades de socorro. Em Uruguaiana e Alegrete, mais de 600 pessoas estão fora de suas casas devido as enchentes na região da Fronteira Oeste. Doação de roupas, alimentos e água potável podem ser encaminhadas para a Defesa Civil Gaúcha, que está responsável pela distribuição.