Tamanho de fonte
Atualizado em quinta-feira, 29 de novembro de 2018 - 13h45

Substituição dos médicos cubanos começam em São José

 / Cláudio Vieira Cláudio Vieira

A Prefeitura de São José dos Campos começou a receber nesta quinta-feira os primeiros médicos inscritos no edital do programa Mais Médicos do Governo Federal. Eles chegam para substituição dos 20 médicos cubanos que encerraram suas atividades na rede municipal de saúde na semana passada.

 

Dos 20 novos médicos brasileiros que fizeram a opção de trabalhar em São José dos Campos, 10 deles já apresentaram a documentação exigida no edital. Destes, uma médica já realizou treinamento na Secretaria de Saúde e começa a trabalhar nesta quinta na UBS do Alto da Ponte. Os outros 9 profissionais chegam ao município na próxima semana.

 

Os demais 10 médicos ainda estão na fase de apresentação de documentação. A previsão é que todos os 20 médicos habilitados já estejam trabalhando no município até o dia 14 de dezembro, segundo o edital do programa.

 

Até que todas as 44 equipes estejam recompostas, a Secretaria de Saúde garante que será mantida a assistência integral dos pacientes, por meio dos médicos credenciados pelas empresas que prestam serviços para a Prefeitura na área da atenção básica.

 

As 44 equipes do programa são vinculadas a 13 unidades básicas de saúde: Alto da Ponte, Altos de Santana, Bonsucesso, Buquirinha, Campos de São José, Eugênio de Melo, Jardim Limoeiro, Jardim São Jose II, Parque Interlagos, Parque Novo Horizonte, Putim, São Francisco Xavier, Vila Paiva e Novo Horizonte, por meio das unidades avançadas do Majestic, Primavera e Santa Hermínia.

 

Cada equipe é composta por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e de quatro a seis agentes comunitários de saúde. Elas fazem visitas de casa em casa, cadastram e acompanham as famílias em suas necessidades de saúde.