Tamanho de fonte
Atualizado em quinta-feira, 25 de julho de 2019 - 09h46

Projeto promove votação popular para escolha do nome de bebê Jubarte

 / Divulgação/ Baleia a Vista Divulgação/ Baleia a Vista

O Projeto Baleia à Vista, promove uma votação popular para o nome do filhote de Jubarte, avistado na costa sul de Ilhabela no início do mês de julho. Os nomes disponíveis são Belinha, Borrifo, Sebá, Tião e Jubinha.

Mais de 300 baleias já teriam sido avistadas no Litoral Norte até o mês de julho e dentre eles, foram registrados mãe e filhote que segundo os especialistas, aparentava ter poucos dias. Eles nadavam com tranquilidade a 400m da costa do Borrifos, visto apenas uma vez, o filhote pode ser o primeiro nascido no Litoral Norte, a reprodução da espécie em águas brasileiras ocorre, normalmente, em Abrolhos, na Bahia.

Por ser o primeiro bebê baleia, nascido no Litoral Norte de São Paulo, ganhará um nome, que será escolhido por meio de votação, aberta ao público e promovida na internet, por entidades de proteção à espécie com prazo para escolha até o dia 31 de agosto. A ideia foi lançada por Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista, que há muitos anos monitora e registra a passagem de baleias pelo Litoral Norte.

Os nomes pré-selecionados Belinha, Borrifo, Sebá, Tião e Jubinha foram escolhidos pelo projeto Viva Baleias, Golfinho e Cia, Projeto Baleia à Vista, Mar e Vida Eco Trip, Sea Shepherd e Instituo Argonauta, que atuam na proteção à vida marinha, mas outros nomes podem ser sugeridos pelos internautas.

Para sugerir o nome do bebê Jubarte é só clicar no link da votação.