Tamanho de fonte
Atualizado em sexta-feira, 26 de julho de 2019 - 13h32

Confira a previsão do tempo desse final de semana

 /

A sexta-feira começou com visibilidade bastante reduzida por formação de nevoeiro sobre o Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. Segundo informações dos aeroportos, houve restrição de visibilidade para apenas 50 metros em Taubaté entre 7h40 e 8h da manhã. Em São José dos Campos, a visibilidade ficou restrita a 150m. O nevoeiro é parecido com uma nuvem baixa do tipo "stratus" que se concentra próximo ao solo a partir da combinação da umidade elevada e a queda na temperatura. Ele se forma mais ou menos da mesma maneira que as nuvens se formam no céu, ou seja, pela concentração de gotas de água em suspensão na atmosfera, e é mais frequente em meses de outono e inverno.

No caso de hoje, a umidade estava elevada por causa da passagem na quinta-feira de uma fraca e afastada frente fria que quase não influencia o tempo no Sudeste. A temperatura desta manhã ficou na casa dos 6,8ºC em Campos do Jordão, 18ºC em São Sebastião e e 9,5ºC em São Luís do Paraitinga. Ao longo do dia o sol predomina entre muitas nuvens e a temperatura da tarde fica entre 26ºC e 27ºC entre o Vale e litoral. No fim de semana, teremos um sábado e um domingo com tempo firme, temperaturas baixas e névoa esparsa pela manhã e temperaturas mais agradáveis à tarde. No litoral tem previsão de ventos na casa dos 50km/h no domingo. A máxima do sábado será mais elevada do que a do domingo na região, mas no geral será um fim de semana aproveitável às atividades ao ar livre.

O último fim de semana de julho começa com tempo firme entre áreas do Vale do Paraíba e litoral norte de São Paulo. No entanto, domingo a passagem de uma frente fria afastada na costa provoca aumento da nebulosidade, eventual chuva isolada e diminuição da temperatura. Neste sábado os termômetros em Taubaté variam de 10°C a 27°C. Em São José dos Campos mínima de 12°C e máxima de 28°C. Já em Ubatuba, mínima de 18°C e máxima de 27°C, domingo com a passagem do sistema frontal a máxima cai para 24°C entre áreas do litoral norte e cerca de 25 a 26°C no Vale. O volume de chuva previsto é baixo e não deve provocar transtornos. Na segunda-feira a frente fria já se afasta para alto mar, assim o tempo volta a ficar firme, com temperatura baixa nos períodos da manhã, madrugada e noite e mais elevadas a tarde.

Fonte: Somar Meteorologia.