Tamanho de fonte
Atualizado em quarta-feira, 15 de julho de 2020 - 18h12

Além de pinguins, Lobo Marinho também marca presença no Litoral Norte em Julho

Além de pinguins, Lobo Marinho também marca presença no Litoral Norte em Julho / Insituto Argonauta Além de pinguins, Lobo Marinho também marca presença no Litoral Norte em Julho Insituto Argonauta
Uma pessoa acionou o Instituto Argonauta informando sobre um animal que estava na areia da praia. A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) do Instituto Argonauta foi até o local e constatou que se tratava de um lobo marinho, que aparentemente estava na areia para descansar. Imediatamente, a equipe isolou a área para melhor observá-lo.

Quando a equipe foi conter o animal para fazer avaliação, ele voltou para água. Permaneceu um tempo nadando, mas logo foi se afastando. 
A equipe permaneceu observando até ele sumir de vista.

Na mesma semana, a equipe havia avistado anteriormente um lobo marinho morto durante o monitoramento embarcado. 
Nessa época é comum o aparecimento desses animais, pois aproveitam a mesma corrente dos Pinguins-de-Magalhães atrás de peixes e cardume. 
Alguns animais vêm da América do Sul, outros das Ilhas Subantárticas.
Eles podem aparecer no litoral norte paulista até meados de agosto.
 
Quando avistar um animal desse na praia, mantenha distância e evite que animais domésticos se aproximem. É um animal de grande porte e selvagem, portanto se perturbado pode machucar.
.
➡️ Sobre o Instituto Argonauta
O @institutoargonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades.
.
➡️ Sobre o PMP-BS
O Instituto Argonauta também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.
O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Argonauta monitora o Trecho 10, compreendido entre São Sebastião e Ubatuba.
Para maiores informações consulte: www.comunicabaciadesantos.com.br
.
➡️ Seja um Argonauta!
Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800-642-3341 ou diretamente para o Instituto Argonauta: (12) 3833.4863 - 3833.5789/ (12) 3834.1382 (Aquário de Ubatuba)/ (12) 3833.5753/ (12) 99705.6506 e (12) 99785.3615 - WhatsApp. Também é possível baixar gratuitamente o Aplicativo Argonauta, disponível para os sistemas operacionais iOS (APP Store) e Android (Play Store). No aplicativo, o internauta pode informar ocorrências de animais marinhos debilitados ou mortos em sua região, bem como informar ainda problemas ambientais nas praias, para que a equipe do Argonauta encaminhe a denúncia para os órgãos competentes.
A base do Instituto está situada na Tv. Baitacas, nº 20, bairro Perequê-Açu, Ubatuba/SP - CEP 11680-000.
Conheça mais sobre o nosso trabalho em: www.institutoargonauta.org, www.facebook.com/InstitutoArgonauta/ e Instagram: @institutoargonauta