Confira as regras do debate entre presidenciáveis na Band

Encontro entre os candidatos acontece no dia 9 de agosto nos estúdios da emissora em São Paulo

Seguindo uma tradição, a Band promove no dia 9 de agosto o primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República. As regras para o encontro foram definidas nesta segunda-feira, 30, em reunião com representantes dos partidos na sede do Grupo Bandeirantes em São Paulo.

O debate terá cinco blocos. No primeiro, por ordem de sorteio, os candidatos responderão a uma mesma pergunta sugerida pelos leitores do jornal Metro. Em seguida, candidato pergunta para candidato, obedecendo a ordem sorteada. Um candidato pode ser perguntado até três vezes.

No segundo e quarto blocos, três jornalistas do Grupo Bandeirantes farão as perguntas e escolherão o candidato que fará a réplica. Quem foi perguntado tem direito a tréplica. Todos os candidatos serão perguntados e farão réplicas.

No terceiro bloco, candidato vai perguntar para candidato seguindo a ordem do sorteio. Neste bloco, cada presidenciável pode ser perguntado até duas vezes. As perguntas deverão ser feitas em 30 segundos. Os candidatos terão dois minutos para respondê-las. Réplica e tréplica serão feitas em 45 segundos.

No quinto e último bloco, cada candidato terá um minuto e meio para as considerações finais.

Em caso exclusivamente de ofensa moral e pessoal, o candidato poderá pedir direito de resposta, que será submetido ao comitê formado por jornalistas e advogado. A resposta será feita, sempre que possível, no mesmo bloco e terá um minuto de duração.

As assessorias dos candidatos voltam a se encontrar com a coordenação do debate no Grupo Bandeirantes no dia 6 de agosto. Durante o encontro serão feitos os sorteios previstos na regra e a distribuição de credenciais.

Segundo turno
Na reunião desta segunda-feira com representantes dos partidos foi confirmado também que, em caso de segundo turno, o debate será realizado no dia 11 de outubro.

Debate estadual
Já os encontros entre os candidatos aos governos de todos os Estados serão no dia 16 de agosto. Onde houver segundo turno, os debates estão marcados para o dia 18 de outubro.

Compartilhar