Novo cônsul-geral do Brasil em Miami promete se aproximar mais da comunidade da Flórida

De família de origem simples, João Mendes Pereira diz que sua prioridade será o atendimento ao público

Miami recebe o novo cônsul-geral do Brasil, embaixador João Mendes Pereira, diplomata de carreira há 28 anos, que assume este mês, na Flórida, seu primeiro posto de chefia diplomática no exterior.

Sua prioridade será o atendimento ao público e uma maior aproximação com a comunidade brasileira na sua jurisdição.

Mendes Pereira, 53 anos, diz que vem de uma família simples, o pai motorista do Itamaraty e a mãe costureira. Ele conta que com 10 anos já sabia que queria ser diplomata quando crescesse.

E para ele, essa missão significa se relacionar mais diretamente com brasileiros no exterior.

No vídeo, o Cônsul-Geral revela o legado que espera deixar:

Desde que chegou, dia 11 de outubro, tem feito visitas surpresas a sala de atendimento ao público, lidando pessoalmente com reclamações que surgem diariamente.

“As pessoas querem se sentir no Brasil, em sua casa”, diz. “E eu quero sentir o pulso, ouvir essas pessoas”.

E assim, o novo cônsul-geral de Miami espera conseguir melhorar a produtividade da “casa” e a proximidade com a população brasileira na Flórida, estimada hoje em cerca de 400 mil.

Mendes Pereira, que serviu na missão do Brasil junto à União Europeia em Bruxelas, na Embaixada do Brasil em Portugal e chefiou o cerimonial do Ministerio das Relacoes Exteriores em Brasilia, entre outros cargos, está substituindo em Miami o embaixador Adalnio Senna Ganem, que permaneceu dois anos no posto.

Compartilhar