Prefeito de Mariana: houve erro ao informar acidente

Duarte Júnior criticou mineradora, mas disse que não quer "nem pensar" em perda de arrecadação caso atividades da empresa fosse proibidas

O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, disse hoje (7) que a mineradora Samarco errou na tentativa de informar os moradores sobre o rompimento de duas barragens no distrito de Bento Rodrigues. “A verdade precisa ser dita e as responsabilidades apuradas”, destacou.

Duarte avaliou que a decisão da mineradora de telefonar para a Defesa Civil, para a prefeitura e para líderes comunitários não foi adequada, porque a lama chegou ao povoado em cerca de dez minutos. "Foi muito falha essa forma de comunicação. O ideal era que houvesse uma sirene, um botão de pânico".

Segundo o prefeito, no momento em que houve o rompimento da primeira barragem, a água desceu com muita força e se sobrepôs ao volume acumulado na segunda barragem.

“Foi uma avalanche de lama, uma coisa impressionante”, disse. "Bento Rodrigues não existe mais. Fico imaginando como essa história vai continuar. A situação é bem difícil, completou.

Apesar da crítica,  o prefeito destacou, em entrevista ao "Brasil Urgente", que acha difícil falar sobre o cancelamento das atividades mineradoras na região.

“A Samarco corresponde a 89% da arrecadação do município. Isso tudo me deixa muito preocupado”, analisou. “Não sei o que vai ser o futuro de Mariana, mesmo porque grande parte da minha população trabalha nas mineradoras.”

“Dizer que essa arrecadação não viria mais é uma coisa que não quero nem pensar”, acrescentou.

Você viu essas notícias?

Defesa Civil confirma o rompimento de duas barragens em Mariana

Mandante de chacina, ex-prefeito de Unaí é condenado a quase 100 anos 

Mulher de 85 anos destrói quase um milhão de euros antes de morrer

Assista 

Assista ao vídeo feito por funcionário após rompimento da barragem

Barragem estoura e devasta cidade em Minas GeraisReprodução


Veja imagens 

Pug de nove meses pesa 500g; veja fotos

Cadelinha Pip provavelmente não crescerá muitoReprodução SWNS

Compartilhar