Álvaro Dias: população quer soluções e não rótulos ideológicos

Pré-candidato defende implantação de novo sistema de governo com reformas e redução do número de parlamentares

Um dos pré-candidatos do chamado centro, Álvaro Dias (Podemos) diz que propõe algo mais radical do que seus adversários: uma ruptura com o atual sistema de governo que, segundo ele, “abriu as portas do setor público para a corrupção”. “Considero fundamental a refundação da República”, afirmou em entrevista no programa Band Eleições desta segunda-feira, 23.

Aos jornalistas Rafael Colombo, Fernando Mitre e Julia Duailibi, ele explicou que é preciso um conjunto de reformas, como a reforma política e a reforma do Estado, para sua ideia de reestruturação de governo. “É necessário reduzir o tamanho da máquina pública, o que certamente vai aumentar as reservas de recursos para áreas essenciais, como saúde, educação e segurança pública”.

Uma das propostas do pré-candidato é reduzir também o número de deputados e senadores, “restabelecendo a proporcionalidade por Estado”, explicou. Outra proposta é levar as ideias de governo diretamente para a população antes de passar pela apreciação do Congresso Nacional.

“Se o presidente convencer a população, o Congresso não vai remar contra a maré. Quem resistir à mudança que o país deseja, será atropelado. Acredito que o Congresso vai dançar a música que o presidente tocar.”

Debate ideológico

Álvaro Dias comentou ainda sobre as pesquisas de intenção de voto que mostra os polos - pré-candidatos de esquerda e de direita - com maior concentração percentual. Para ele, no entanto, esse debate ideológico é uma “esquizofrenia” que é "estimulada", porém, não representa o que querem os brasileiros.

“A população é pragmática: quer soluções de seus problemas ao invés de rótulos e definições de natureza ideológica”, pontou.
Para o pré-candidato, é possível buscar ideias na direita e na esquerda, “somá-las e caminhar adiante.”

“A direita defende valores essenciais como ‘menos Estado e mais sociedade’ para enfrentar três graves problemas que temos: desafio fiscal, de investimentos e de produtividade. E a esquerda tem a reforma tributária, para melhorar a distribuição de renda, e programas sociais como o Bolsa Família, na qual eu proponho manutenção para melhorá-lo, como a implementação de uma qualificação profissional para usuários do programa”, exemplificou.

Alvaro Dias no Band EleiçõesLia Garcia/Band

Band Eleições

O programa semanal foi exibido nesta segunda-feira, à 00h25, e apresentado pelo jornalista Rafael Colombo. Para entrevistar o convidado, a bancada contou com as participações dos jornalistas Fernando Mitre e Julia Duailibi. O Band Eleições será reexibido às terças-feiras no BandNews TV e na Rádio Bandeirantes.

Assista abaixo à íntegra do Band Eleições:

Parte 1

Parte 2

Compartilhar

Deixe seu comentário