Ibope: veja a intenção de voto dos eleitores de São Paulo para governador do Estado

Pesquisa encomendada pela Band mostra também rejeição de voto entre os pré-candidatos

Uma pesquisa Ibope, encomendada pela Band, mostra como está a corrida eleitoral para o governo do Estado de São Paulo e também para as duas vagas de senador do Estado.

No levantamento entre os pré-candidatos a governador, João Doria (PSDB) aparece numericamente à frente com 24% das intenções de voto, seguido por Paulo Skaf (MDB) com 19% das menções. Ambos aparecem em situação de empate técnico considerando a margem de erro da pesquisa que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Veja outros números:

pesquisa band
Projeções de segundo turno
Em um cenário com João Doria e Márcio França no segundo turno, o tucano aparece com 39% dos votos contra o pré-candidato do PSB com 20%. Brancos e nulos somam 33%. Não sabem ou não responderam são 8%.

MAIS - Veja a intenção de voto dos eleitores de São Paulo para presidente

Em outra projeção, com João Doria disputando o segundo turno com Luiz Marinho, o tucano tem 41% das intenções de voto, enquanto o petista obtém 21%. Brancos e nulos somam 31%. Não sabem ou não responderam são 7%.

No terceiro cenário de segundo turno, com João Doria e Paulo Skaf na disputa, o tucano aparece com 32%; o adversário do MDB tem os mesmos 32%. Brancos e nulos somam 30%. Não sabem ou não responderam são 6%.

Em outra virtual disputa, Luiz Marinho tem 26% no segundo turno com Márcio França, que obtém 19%. Brancos e nulos somam 40% nesse cenário. Não sabem ou não responderam são 14%.

Já no cenário em que Paulo Skaf disputa o segundo turno com Márcio França, o candidato do MDB aparece com 40%, enquanto França, do PSB, surge com 17%. Nesta projeção, brancos e nulos são 34%. Não sabem ou não responderam são 9%.

No último cenário analisado, Paulo Skaf tem 40% em uma virtual disputa de segundo turno com Luiz Marinho, que obtém 20%. Brancos e nulos somam 32%. Não sabem ou não responderam são 9%.

Rejeição
O Ibope também fez levantamento com rejeição de voto entre os pré-candidatos a governador do Estado de São Paulo. Doria e Skaf lideram praticamente empatados com 33% e 32%, respectivamente. Confira todos os números:

pesquisa bandIbope/Band


Nível de conhecimento
O levantamento mediu o nível de conhecimento da população em relação aos candidatos, conforme mostra o gráfico abaixo:

Nível de conhecimentoIbope/Band

Saúde preocupa
A pesquisa perguntou em qual área da administração estadual a população de São Paulo está enfrentando os maiores problemas. A Saúde foi a mais citada, com 60%, seguida por Educação (40%) e Segurança (33%). Veja a tabela completa abaixo (os entrevistados puderam apontar até opções):

Áreas de preocupaçãoIbope/Band


Avaliação de Alckmin
A pesquisa também abordou a avaliação da população sobre a administração do governador Geraldo Alckmin, que deixou o cargo para disputar a Presidência da República. Entre os entrevistados, 32% consideram a gestão ótima ou boa; 36%, regular; 26%, ruim ou péssima; 5% não sabem ou não responderam.

 
avaliação alckminIbope/Band
 

Expectativa com França
No lugar de Alckmin, assumiu o vice-governador Márcio França, pré-candidato ao governo de São Paulo. A pesquisa perguntou aos entrevistados qual é a expectativa em relação à gestão do novo governador: 22% consideram ótima ou boa; 36% regular; 22% ruim ou péssima; e 20% não sabem ou não responderam.

Expectativa FrançaIbope/Band
 
 
Senador

Entre os senadores, o apresentador da Band José Luiz Datena surge com 33% das intenções de voto. Eduardo Suplicy obtém 32%, Marta Suplicy 25%, Pastor Marco Feliciano 14%, Aloysio Nunes 11%, José Aníbal 6% e Jilmar Tatto 4%. Brancos e nulos somam 46%. Não sabem ou não responderam, 11%. Veja também no gráfico:

pesquisa band
Ibope/Band

Interesse pelas eleições
A pesquisa também revelou que 35% dos entrevistados afirmaram ter nenhum interesse pelas próximas eleições. Outros 25% têm muito interesse; 20%, interesse médio; 19%, pouco interesse; e 1% não sabem ou não responderam.

Interesse pelas eleiçõesIbope/Band

Debate

Mantendo a tradição, o primeiro debate na TV entre os candidatos das Eleições de 2018 acontece na Band. O encontro entre os presidenciáveis no primeiro turno está marcado para o dia 9 de agosto. Já o debate entre os candidatos aos governos dos Estados será no dia 16 de agosto.

Pesquisa

O Ibope entrevistou 1008 eleitores entre os dias 20 e 23 de abril. A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%. A pesquisa foi contratada por Companhia Rio Bonito Comunicações. A pesquisa foi registrada com no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº SP-02654/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo Nº BR-00314/2018.

Compartilhar