Band realiza primeiro debate entre presidenciáveis nesta quinta-feira

Portal da Band acompanha o evento às 20h; a partir das 22h, os candidatos se encontram nos estúdios da emissora

Seguindo uma tradição de 30 anos, a Band realiza, nesta quinta-feira, 9, o primeiro debate entre os presidenciáveis das eleições deste ano. Acompanhe o evento desde as 20h pelo Portal da Band. O encontro entre os postulantes acontece a partir das 22h nos estúdios da emissora.

Além da Band e Portal da Band, o debate terá transmissão pelo You Tube (no canal Band Jornalismo), BandNews Internacional e Band Internacional.

No cenário, com capacidade para 180 pessoas sentadas na plateia, o lugar de cada candidato foi definido em sorteio. Na bancada, da esquerda para a direita, estarão os candidatos Alvaro Dias (PODEMOS), Cabo Daciolo (PATRIOTA), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (REDE), Jair Bolsonaro (PSL), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Ciro Gomes (PDT).

Nesta mesma sequência os candidatos iniciam sua participação respondendo a uma pergunta única feita pelos leitores do Jornal Metro. Os embates serão frequentes ao longo de cinco blocos. As regras preveem perguntas de candidato para candidato. Haverá também a participação de três jornalistas do Grupo Bandeirantes: Fábio Pannunzio, Sérgio Amaral e Rafael Colombo, que farão perguntas para todos os candidatos e escolherão quem vai replicar.

Assim, entre perguntas diretas, réplicas e tréplicas, os candidatos se confrontarão 80 vezes. O debate será mediado pelo jornalista Ricardo Boechat.

Em caso de ofensa pessoal ou moral, o presidenciável poderá pedir direito de resposta, que será analisado por um comitê formado por advogados e jornalistas. Caso ele seja concedido, será feito em um minuto e, sempre que possível, no mesmo bloco em que a ofensa ocorreu.

Leia também: Debate terá mais confrontos diretos entre candidatos, adianta Boechat

O primeiro encontro entre os presidenciáveis na TV aberta gera muita expectativa e costuma dar uma mostra de como será a caminhada até o dia das eleições.

arte metroArte/Jornal Metro

Tradição
A história dos grandes debates começou na Band na década de 1980. Em 89, aconteceu o primeiro debate entre os candidatos ao Palácio do Planalto. Desde então, o grupo de comunicação cumpre a tradição de abrir espaço para o eleitor conhecer as ideias daqueles que pretendem assumir o comando do País.

O efeito eleitoral pode ultrapassar a noite do encontro. As declarações repercutem nos dias seguintes e muitas vezes os assuntos discutidos no debate foram decisivos para o resultado eleitoral.

Segundo turno e debates estaduais
Em caso de segundo turno, os candidatos à Presidência voltam a se encontrar na Band no dia 11 de outubro.

Já os debates entre os candidatos aos governos de Estado serão no dia 16 de agosto. Onde houver segundo turno, os encontros estão marcados para o dia 18 de outubro.

Compartilhar

Deixe seu comentário