Com florestas em chamas, Bolívia busca ajuda de super avião tanque

Milhares de focos de incêndios florestais estão queimando a maior floresta tropical do mundo

Bombeiros bolivianos ainda combatem os incêndios florestais que já queimaram mais de 650 mil hectares de floresta tropical, disseram autoridades nesta quinta-feira, 22.

Autoridades disseram que esperavam a chegada de uma aeronave Boeing 747 SuperTanker de combate a incêndios. Imagens de aviões militares mostravam vastos trechos de floresta tropical perto das fronteiras da Bolívia com o Paraguai e o Brasil.

"Acreditamos que com este avião, conseguiremos extinguir o incêndio", disse o Ministro da Defesa da Bolívia, Javier Zavaleta. O presidente boliviano Evo Morales publicou no Twitter que o avião estava a caminho e incluiu um link para o radar de vôos que mostrava o SuperTanker vindo de Sacramento, nos EUA.

Milhares de focos de incêndios florestais estão queimando a maior floresta tropical do mundo. Os incêndios dobraram neste ano se comparados com o mesmo período em 2018.

Embora os incêndios tenham ocorrência frequente durante a temporada da seca, ambientalistas culpam o aumento expressivo de queimadas florestais causadas por fazendeiros para produzir terra para pastagem.

Autoridades na Bolívia dizem que ainda querem determinar a causa dos incêndios. Parlamentares locais na província de Santa Cruz culpam fazendeiros e pediram uma investigação do governo federal.

Compartilhar