Desafio perigoso na internet acende alerta para os pais

A brincadeira de mau gosto pode causar fraturas, hemorragias ou até ferimentos mais graves

Um desafio perigoso que está circulando na internet acendeu o sinal de alerta para os pais. Na brincadeira de mau gosto, duas pessoas passam uma rasteira no colega assim que ele dá um pulo. A vítima cai de costas no chão, sofrendo um sério risco de se machucar.

Algumas escolas do País já estão discutindo com seus alunos, junto a especialistas, os problemas por trás desse desafio. “Existem jogos de provocação entre adolescentes que a gente já viu tempos atrás em outros formatos. Mas esse tem uma roupagem diferente; vai sendo agravado pela veiculação em canais digitais, se espalhando em velocidade grande”, alerta a psicóloga Bianca Ventura.

Um dos riscos é o de traumatismo craniano, que pode levar até a morte. Em caso de lesão na coluna, a vítima pode perder movimentos do corpo. E na tentativa de se apoiar, os pulsos e os braços também podem sofrer fraturas.

“Essa ‘brincadeira’ causa uma aceleração do corpo da criança, que cai em alta velocidade e dessa forma pode sofrer inúmeras fraturas, hemorragias, pode ficar tetraplégica ou paraplégica”, explica o pediatra Nelson Ezjenbaun.

É importante que as crianças entendam os riscos à saúde desse tipo de desafio. O esclarecimento pode ser feito na escola ou dentro de casa. A recomendação é que os pais conversem sobre o assunto numa boa, sem brigar. A intenção é educar.

“Mais do que falar diretamente ‘não faça isso’, é convidar para uma conversa, perguntar se já viu a brincadeira, se acontece no grupo de amigos dele, se o vídeo chegou até ele; é entender como a criança se posiciona e ir debatendo o assunto”, acrescenta a psicóloga Bianca Ventura.

Compartilhar