Rodovia BR-101 ganha primeiro viaduto vegetado do País

Uma das espécies mais características da fauna brasileira, o Mico-Leão-Dourado ganhou um reforço na luta contra a extinção: um viaduto vegetado na BR-101.

Construída pela concessionária Arteris Fluminense em Silva Jardim, no interior do Rio de Janeiro, a estrutura conecta a Reserva Biológica Poço das Antas, um dos principais habitats do mamífero, à fazenda Igarapé. O objetivo é tornar mais segura a travessia de animais silvestres sobre a rodovia.

Para o secretário executivo da Associação Mico-Leão-Dourado, Luís Paulo Ferraz, o trecho é uma importante forma de ajudar questões genéticas e de reprodução.

A obra, com orçamento de R$ 9 milhões, começou em 2018 e foi concluída na segunda-feira, 27. Já a conclusão do plantio de mudas de plantas e árvores nativas da Mata Atlântica no viaduto coincide com o Dia do Mico-Leão-Dourado.

Segundo Luís Paulo Ferraz, a data celebrada neste domingo, 2, reforça a luta pela preservação da espécie. A construção do viaduto teve a aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres e órgãos ambientais como o Ibama e o ICMBio.

Por conta do ineditismo do projeto, a Arteris vai monitorar a eficácia da estrutura para a preservação da fauna da região.

Compartilhar