Lula passa férias com a família em propriedade das Forças Armadas no Guarujá

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva passa férias com a família no Guarujá, litoral sul de São Paulo, desde a última terça-feira. Lula está hospedado no Forte dos Andradas, propriedade das Forças Armadas.

Por ser ex-presidente, Lula não teria mais direitos de se hospedar em locais controlados pelo Exército, entretanto, ele foi convidado pelo ex-ministro da Defesa Nelson Jobim, o que garante a legalidade de sua permanência no local.
 
Ontem, em sua página no Twitter, a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa comentou a presença da família Lula. “O ex-presidente Lula honra as Forças Armadas ao escolher o Forte dos Andradas p/ descansar com a família, à convite da Defesa”, diz o post.

Lula e a família devem ficar no Guarujá até o próximo dia 18.

Passaporte

Outro benefício concedido à família do ex-presidente foi a emissão de passaporte diplomático para seus dois filhos, dois dias antes de Lula deixar o cargo. De acordo com as regras, podem receber o benefício dependentes de autoridades até os 21 anos ou até os 24 em caso de estudantes. Também têm direito portadores de deficiência de qualquer idade.

Apesar disso, Luís Cláudio Lula da Silva, 25, e Marcos Cláudio Lula da Silva, 39, conseguiram os documentos mesmo estando em perfeitas condições de saúde. Segundo o Itamaraty, os dois já tinham o passaporte especial e apenas o renovaram. Na decisão, o pré-requisito apontado foi o “interesse do país”.

Apenas presidentes, vices, ministros de Estado, parlamentares, chefes de missões diplomáticas, ministros dos tribunais superiores e ex-presidentes podem ter o passaporte.


Redator: Marielly Campos

Compartilhar