Para FHC, impeachment é saída para crise

Segundo tucano, desafio do novo presidente seria mudar a estrutura político-eleitoral

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou, em entrevista divulgada neste domingo pelo jornal O Estado de S.Paulo, que a saída da crise que assola o Brasil é o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Antes contrário ao impeachment, o ex-presidente, que defendia a renúncia da petista, disse que mudou de ideia ao “ouvir as ruas”. 

"Dificilmente você vai ver uma palavra agressiva minha em relação à presidente Dilma. Não apenas pela consideração institucional, mas também pessoal. Mas, com a incapacidade que se nota hoje de o governo funcionar, de ela resistir e fazer o governo funcionar, eu acho que agora o caminho é o impeachment", disse o tucano.

Para FHC, a posse do vice Michel Temer no comando do país, no caso da saída da petista, seria “natural”.  

“No caso do impeachment, o natural é que assuma o vice, o Michel Temer. Vai depender dele e das forças que ele for capaz de juntar. O país quer a continuidade da Lava Jato, soluções para as questões econômicas prementes, respeito à institucionalidade”, afirmou. 

Para FHC, caso haja mudança na Presidência, o desafio do novo chefe do Executivo nacional seria “mudar a estrutura político-eleitoral”. “Isso não se faz do dia para a noite. A eleição, com as regras de hoje, repete a Câmara e o Senado. O sistema está truncado. Até 2018 tem de mudar isso. A rua não confia no sistema.”

Repercussão

As declarações de FHC geraram reações de membros do governo. À publicação, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), disse que o tucano "enterra seu passado" ao defender o "golpismo". Já o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, lamentou a fala do ex-presidente.

Você viu essas notícias?

Força-tarefa pode pedir prisão de Lula
Para a Presidência, Delcídio usa estratégia de vingança
Empresário Roger Agnelli morre em acidente de avião

Conheça a cidade da China que só vende bugigangas
Cidade da China só vende bugiganga

Compartilhar