Lula e Bolsonaro estariam no segundo turno, diz pesquisa

Ex-presidente chega a ter 35% das intenções de voto

O Ibope realizou uma pesquisa sobre a corrida presidencial de 2018 que mostrou que Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PSC-RJ) iriam para o segundo turno caso as eleições fossem hoje. O levantamento foi divulgado pelo jornal O Globo.

Lula oscila entre 26% e 35% das intenções de voto, em qualquer cenário apresentado. Já Bolsonaro teria 13% ao enfrentar o ex-presidente e empataria na liderança com Marina Silva (REDE) em 18% caso o representante do PT (Partido dos Trabalhadores) fosse Fernando Haddad.

Marina aparece em terceiro lugar no cenário em que o ex-presidente Lula está presente. Sem Lula no páreo, a ex-ministra empata com Bolsonaro em primeiro lugar, com 18%. Neste cenário, o apresentador Luciano Huck aparece como terceiro colocado, com 8% das intenções de voto.

Já Geraldo Alckmin (PSDB-SP), Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB-SP) apresentaram percentuais que variam entre 3% e 7%, com ou sem Lula na corrida presidencial.

O Ibope realizou também uma pesquisa espontânea, em que não apresenta o nome de nenhum candidato. Neste caso, Lula aparece com 26%, seguido de Jair Bolsonaro com 9%. Marina Silva aparece novamente como terceira colocada, com 2% das intenções de voto. Ciro, Doria e Alckmin aparecem empatados em 1%. Cerca de 30% dos eleitores pesquisados não sabe ou não respondeu em quem votaria.

A pesquisa foi realizada com 2.002 pessoas em todos os estados brasileiros, entre os dias 18 e 22 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. 

Compartilhar