Chef Marcos Bassi morre em São Paulo

Premiado chef e mestre churrasqueiro atuava há mais de 50 anos no setor; Bassi era também colunista da Rádio Bandeirantes

O premiado chef e mestre churrasqueiro Marcos Guardabassi, o Marcos Bassi, de 64 anos, morreu por volta de 12h deste domingo em São Paulo. Bassi era colunista da Rádio Bandeirantes e atuava há mais de 50 anos no setor de carnes. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, segundo informou a assessoria de imprensa do local, mas causas da morte não foram divulgadas.

Bassi nasceu e cresceu no bairro do Brás, na cidade de São Paulo. Autodidata, o chef criou vários tipos de cortes, como a fraldinha.

"Perdi um amigo", lamenta José Luiz Datena

Relembre: Sofá Bandeirantes entrevista o chef Marcos Bassi

O especialista em carnes era filho de um alfaiate e uma dona de casa, ambos italianos. O premiado chef começou a trabalhar aos oito anos, vendendo miúdos pelo bairro.

Aos 13 anos ele passou a trabalhar em um armazém de rebenefício, onde carregava entre 400 e 500 sacos de arroz que pesavam cerca 60 quilos. Segundo ele, os próprios amigos se espantavam com o ofício. “Eles diziam: ‘não fala para ninguém porque vão achar que isso é mentira. Ninguém vai acreditar nisso daí’”, contava sobre a época, considerada por ele “o grande boom” de sua vida.

Autodidata 

Bassi trabalhou no Mercado Municipal e, depois, fundou a Casa de Carnes Bassi, no Bexiga, em 1978; a partir daí, começou a estudar formas de melhorar o negócio. Em 1979, fundou uma churrascaria no mesmo local. 

Como vendia produtos para imigrantes de vários países, Marcos Bassi teve que ser um autodidata no assunto. À Rádio Bandeirantes ele contou que, como não tinha a quem perguntar, começou a frequentar todos os consulados para conhecer os gostos e culturas de seus clientes. 

Atualmente, ele comandava o tradicional restaurante Templo da Carne. O local é conhecido e premiado por revistas especializadas por ter a melhor carne de São Paulo. 

Marcos Bassi deixa a esposa Rosa Maria e a duas filhas. Segundo a assessoria de imprensa de Bassi, o enterro será realizado às 14h desta segunda-feira no Cemitério do Araçá. 

Compartilhar

Deixe seu comentário